Para todos aqueles que amam esta terra e adoram essa moldura verde em nossas vidas e contra a revogação feita em 2009 da Lei nº817 de 17 de junho de 1979, que declara área de preservação as Serras de São Simão.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

VAMOS PROTESTAR TODO MUNDO!!!!!




mande o banner para seus amigos, simonenses em outros municípios.
Não Vamos ficar calados!!!!!

10 comentários:

  1. Prezados,
    entendo a necessidade de preservação de nosso morro. No entanto, antes de criar tal discussão é preciso entender os motivos que levaram os vereadores a revogarem tal lei. Como tenho acompanhado de perto o trabalho dos vereadores, e tendo uma postura sempre muito cética quanto ao trabalho deles, retratando suas barbeiragens (pra não dizer outra coisa) no Jornal Ecoss, que dirijo, sinto-me obrigado a esclarecer alguma questões com o objetivo de enriquecer a discussão. Pois bem... A lei revogada não tinha força superior às leis federais de proteção ambiental. OU seja, continuam valendo as leis de conservação de matas que hoje no Brasil são extremamente rígidas e bastante punitivas. Por este motivo, legalmente nosso querido morro continua protegido. Soube nos bastidores, que a intenção da revogação de tal lei seria necessária para permitir a elevação de torres de sustentação de um teleférico que está sendo projetado para o local. Neste aspecto, acho que os vereadores acertaram, pois tiveram como objetivo não a permissão da ocupação desordenada do local, mas sim a possibilidade de transformação do local em um produto de atração turística que, convenhamos, é um sonho antigo da cidade. Acho que a discussão deva ser ampliada, e figurar não na questão da preservação ambiental, mas sim na forma como a ocupação para o turismo deva ser feita. Os vereadores que revogaram a lei, se na minha opinião acertaram, também, na minha opinião, devem regulamentar esta ocupação, garantindo que a ocupação seja legalizada. Portanto, ao invés de desqualificarmos o trabalho deles, neste caso, devemos incentivá-los a criar tal regulamentação.
    Alexandre Robazzi
    (seria bom que o autor do blog também se idetificasse, assinando seus comentários)

    ResponderExcluir
  2. um pouco estranho essa resposta:
    não fosse mentira, não seria possível terem colocado as torres de telefonia no alto da serra, nem mesmo o cruzeiro. aí tem interesses muito mais financeiros do que meramente "turístico".

    Maria Laura

    ResponderExcluir
  3. Assim como Maria Laura postou acima, acredito muito haver interesses financeiros e de ocupação do local, pois não é de hoje que se nota uma crescente atividade de construções lá em cima...podem até justificar que é o "Sétimo Céu" uma área residencial,mas fico a pensar que daqui uns anos aquele cantinho já não será suficiente para todos os interessados, visto que não é de hoje que subo e desço aquele morro e já vi e ouvi muitas pessoas de fora que exprimindo seu interesse em morar lá...certo que as verdadeiras razões para tal revogação ainda estão obscuras, pois se as leis federais valem mais que esta municipal revogada, não deveriam também revogar as leis federais para tais fins? Ou construirão um teleférico passando or cima das leis federais "rígidas e punitivas"? (que cá entre nós poderiam ser bem mais punitivas ou então não estaríamos assistindo a devastação de nossas matas diariamente na televisão) Sou estudante de biologia na universidade de são paulo e atento para as questões ambientais e pricipalmente com nosso morro pois nasci nesta terra querida e lutarei para sua preservação.

    Luciana de Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Isso não existe.
    Absolutamente...
    Onde vamos parar com isso?se esta assim com o Morro do Cruzeiro,imagine oque não será feito com a PRAINHA DO TAMADUA?Esse prefeito não tem limites, não passa de um mercenário...E o Pior é que se houvesse a possibilidade de um 3º mandato, provavelmente ficariamos a mercê de mais 4 anos de Falcatruas e incalculaveis prejuizos ambientais e socio-economicos, oriundos de uma administração que se contenta com tão pouco, administração essa, PSDB, que deveria significar em suas siglas: Povo Simonense Dominados barbaramente...Simonenses...temos que ir a luta...não podemos desistir da nossa TERRA!

    ResponderExcluir
  5. nasci e vivi até meus 22 anos em São Simão. Minha experiencia posterior de 39 anos é morando em capitais como Rio de Janeiro e Porto Alegre. Nota-se que para aparecer uma "invasão" ou favela é do dia para a noite, orquestrado por pessoas com interesses escusos e financeiros. Acho valido a preocupação em "vigiar" para que não aconteça o mesmo que em outras cidades. O sonho de um teleférico é antigo e verdadeiro mas acho que a responsabilidade de preservar nossos morros é dos nossos governantes municipais.
    Marcio Rizzi - Porto Alegre-Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
  6. Notícia mentirosa, não haverá nenhum teleférico, segundo a Cetesb até agora não houve nenhum Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), desenvolvido para este fim. Querem aproveitar essa falha na Lei, para não serem responsabilizados por nenhum ato de crime ambiental. Todos sabemos que existe um interesse muito grande imobiliárioo na Serra de São Simão. Como conseguiram fazer o Sétimo Céu eu não sei, mas como ninguém se importa muito... se o próprio diretor do "Jornal" da cidade está mudo o calado, vamos aguardar pra saber quem é que não tem parte nisso. Mas calados não vamos ficar não !!!!!

    ResponderExcluir
  7. Sou Simonense e embora não viva nesta cidade, tenho imenso amor por ela, visto que é minha Terra Berço, bem como trago lembranças de minha infancia e juventude, deste maravilhoso morro onde está o Cruzeiro. em minha ida a Italia, na terra de onde vieram meus antepassados, entendi o porque da escolha de São Simão como sua 2a. terra, pois a topografia de São Simão, muito tem a ver com a de Braga,que está na Provincia de Lucca, de onde os Limberti vieram. Esse vale, as montanhas ao redor, são muito parecidos. Aceito a questão de que São Simão precisaria desenvolver um polo turistico, devido as suas imensas belezas naturais, mas para cada decisão, vale lembrar que, onde existe turismo e desenvolvimento, pode ocorrer devastação. Basta ver o que foi feito com o cerrado de São Simão, que seguia na estrada do Tamanduá até a Anhanguera. Foi uma devastação na natureza de forma descarada e totalmente sem controle.A extração de argila sem controle das leis ambientais,os reflorestamentos que destruiram a flora e a fauna do local. Depois veio o plantio de cana. Conclusão, de tamanduás, veadinhos, tatus,pássaros silvestres e tantos outros animais que viviam ali, nada restou, bem como a mata do serrado,com suas floradas e que era linda! Se querem desenvolver turismo em São Simão, devem ter consciência de que a Secretaria de Meio Ambiente, deve ser extremamente competente, coisa que até hoje não foi (visto que houve essa depredação na area do Tamanduá) e dentro das leis de preservação, fazer vigilâncias constantes, monitarar o espaço fisico e aplicar as medidas cabíveis a quem infringí-las. O que ao meu ver, acho extremamente difícil, visando a situação política do país, onde todos os políticos, sem exceção, levam vantagens e visam os lucros para si mesmos. Aí fica muito difícil acreditar em boas intenções, até que se prove o contrário. Portanto, a população que ama essa tera, deve protestar, exigir, cobrar posições que deem segurança a esse monumento vivo e natural, que é a Serra de São Simão. Apoio totalmente essa questão!! Sim, porque se houver ocupações nessa area, nem a serra de São Simão restará. Com certeza no futuro, virá abaixo!!!
    Regina Nogueira Morey
    Paulínia-SP
    reginamorey@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Teleférico... Me engana que eu gosto!!!
    A Prefeitura não tá podendo nem arcar com as despesas com a Saúde ( remédios, médicos, instalação de Raio X ) !!! Toda hora os telefones da Prefeitura são cortados por falta de pagamento!!! De onde vai sair o dinheiro pro teleférico hahahaha!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. José Luiz Marco Antonio25 de janeiro de 2010 às 18:41

    Não acreditei quando li essa notícia. São Simão não merece. Teleférico? Para quê? A vocação turística dessa cidade não deve começar com tamanha imprudência. O morro de São Simão é um dos mais lindos de que tenho conhecimento. Tem que ser intocável, inviolável, pertence a Mãe-Natureza, pertence ao povo simonense. São Simão não carece de espaços para seu desenvolvimento demográfico, portanto, não permitam que o morro seja invadido, violado por qualquer "coisa estranha que o venha desfigurar"...

    ResponderExcluir
  10. É uma vergonha ver vereadores em pleno seculo 21 não se importarem com a questão do meio ambiente, e nem com o aquecimento Global,nós somos privilegiados de ter-mos uma área de preservação, bem proximo da nossa cidade,será o que esses vereadores, pensam em ver o nosso morro do cruzeiro degradado, destruido por força de algum empreendimento imobiliario?,ETC...Chega de fechar os olhos pra os absurdos que vem acontecendo em são simão,vamos dá um basta nisso,e só conseguimos com apoio de toda sociedade,esses vereadores tem a obrigação de fazer um esclarecimento para todos cidadãos ,É isso que espero de um poder representativo que é a cãmara Municipal

    ResponderExcluir